Além disso, é importante
enfatizar que, o romance de Stoker aparentemente é “infilmável”. Isso porque
sua estrutura narrativa é toda fragmentada constituída a partir de diferentes
tipos de relatos (cartas, diários, recortes de jornal e, até mesmo diários de
navegação e relatórios científicos) narrados sob a perspectiva de diferentes
pontos de vista, embora em nenhum momento tenhamos completo acesso ao
personagem principal: Drácula.
Isso cria um efeito interessante:
O Conde Vampiro não narra, e sim é “narrado”, ou seja, tudo que ficamos sabendo
sobre ele é a partir das impressões de outras pessoas. Talvez, o problema é que
Jonathan Harker, Lucy e Mina, protagonistas da trama em vários momentos parecem
oscilar entre a fantasia e a realidade. Assim, grande parte dos eventos de
maior impacto que compõem a narrativa de Stoker acontecem em uma atmosfera
onírica, que mistura sonho e pesadelo, onde não é possível separar o que é real
e o que é imaginário. Também é importante enfatizar, que Stoker privilegia mais
a atmosfera de mistério quase sempre carregada de tensão do os elementos de
horror, embora esses muito recorrente na literatura gótica do fim do século
XIX, estejam presente no romance atrelado à manifestação agressiva da sensualidade
e assume grande importância em cenas significativas, tais como: a tentativa das
“Noivas de Drácula” de beijar Jonathan Harker, a degeneração física do corpo de Lucy
provocada por sua gradual metamorfose em vampiro, a tentativa frustrada dela de
seduzir o noivo que culmina com sua execução pelo mesmo no interior de uma
câmara mortuária e, aquela em que a obra
atinge seu clímax, na qual Drácula contamina Mina com seu sangue.
A partir dessa constatação conclui-se
que adaptar a trama original de Stoker é sempre uma tarefa difícil, porque
demanda que algumas seqüências sejam deixadas de lado em favor de uma melhor
fluidez e da coerência dentro de uma narrativa cinematográfica.
Por isso, ao longo do tempo,
diretores e roteiristas buscaram cada um a sua maneira tentar preservar aspectos
que consideravam mais atraentes na obra de Stoker quando esta foi adaptada para
as telas de cinema.
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