terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Filme: "Cisne Negro"

Filme::"Cisne Negro"


"Cisne Negro" é difícil de ser enquadrado dentro um gênero específico e o melhor modo de classificá-lo é como thriller psicológico.O filme pode ser definido como uma espécie de cruzamento de Willian Wilson, o conto de Poe com "Repulsa ao Sexo", de Roman Polanski.
Desde o início, o diretor Aron Aronofsvky adota um estilo quase documental, filmando a protagonista, Nina (Natalie Portman, em atuação excepcional) de perto, de modo a mostrar todos os eventos do seu ponto de vista. Embora a câmera se movimente de maneira graciosa, dando a impressão em alguns momentos que ela dança junto com os bailarinos, a companhia de dança, o ambiente onde se passa grande parte do filme, é descrito como um antro de inveja, ambição e, até mesmo de crueldade que se reflete, principalmente, no tratamento daqueles que saíram das luzes da fama, como é o caso da ex-bailarina Beth (uma participação pequena, mais importante da sumida Winona Ryder).Essa crueldade também é demonstrada por Thomas (Vicente Cassel, em ótima atuação), o responsável pela nova montagem do ballet "Lago dos Cisnes" que impõe a Nina uma estranha "lição de casa": a liberação de sua sexualidade, para que ela possa incorporar com perfeição o Cisne Negro. Para complicar mais a situação de Nina, ela também se sente ameaçada por Lily (a interessante Mila Kunis), outra bailarina que parece estar disposta a fazer de tudo para ocupar seu lugar.
É a partir daí que o duplo, o tema central do filme assume grande importância dentro da trama de "Cisne Negro".Aos poucos cria-se dentro dela uma constante atmosfera de estranhamento e tensão, onde Nina surta e começa a confundir a realidade com a fantasia. Impressão essa que também é compartilhada pelo espectador, que passa a questionar o que está vendo. Dessa forma, o filme mergulha no estranho universo do gótico norte-americano, dominado pela paranóia e a sensação constante de ameaça.
O cenário do apartamento labiríntico e claustrofóbico em que Nina mora (uma referência direta "A Repulsa do Sexo") é outro elemento que contribui para acentuar ainda mais o gradativo processo de sua degeneração mental. Também, deste clássico de Polanski, "Cisne Negro" se apropria da repressão sexual que gera um impulso auto-destrutivo e, que eclode em uma cena de forte impacto. Nela, a bailarina encarna o "Cisne Negro" de forma assustadora. No entanto, trata-se de um momento fugaz e no fim, não é o "outro lado" sensual e agressivo que permanece em Nina, mas sua faceta que, de tão frágil e debilitada sucumbe a um destino infeliz. Assim, " Cisne Negro" se encerra com uma emocionante cartase, onde existe a união do pathos com a perfeição de uma arte, neste caso, a dança, em sua manifestação mais sublime.

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